Sobre o Perfil Ideal da Estrutura da Face

Laureano Filho
Pós-Doutor em Cirurgia Ortognática
A articulação temporo-mandibular trabalha pesado, pois movimenta-se para todos os lados, assim você pode falar, mastigar, cantar e bocejar. É imprescindível para uma ideal estrutura da face.
O maxilar segura seus dentes superiores e suporta seu lábio superior e a base de seu nariz. Os dentes são cobertos por esmalte, para que você possa mastigar, e estão seguros nos ossos por fibras periodontais fortes. A mandíbula segura seus dentes inferiores e forma sua face inferior. É o único osso que se move na face.
Mandíbula não desenvolvida
Uma mandíbula pequena (ou não desenvolvida) pode causar problemas de oclusão, tais como dificuldade em mastigar os alimentos ou aparência do seu queixo estar recuado. Neste caso, seus dentes superiores podem se projetar para frente ou aumentar seu trespasse entre os dentes superiores e inferiores.
Maxila muito ou não desenvolvida
Se a maxila for muito desenvolvida, você pode ter um “sorriso gengival” ou alguns de seus dentes podem não se encontrar, fazendo com que sua mastigação seja difícil. Já se você tiver maxila pequena (ou não desenvolvida) e seu lábio superior parecer “afundado” seus dentes superiores podem parecer recuados.
Você provavelmente mastiga com dificuldade e sua mordida é aberta. Se a maioria ou todos os seus dentes não se encontram, fazendo com que morder ou mastigar alimentos fique difícil, não será fácil fechar seus lábios.
Maxilares Desarmônicos
Os maxilares superdesenvolvidos de um lado e subdesenvolvidos do outro tornam a mandíbula desarmônica, também chamada assimetria facial.
Sendo assim, seus dentes superiores ou inferiores podem ter se movimentado para um lado e seus ossos ao redor dos olhos também podem ter uma formação incorreta.
Quando os ossos da maxila e mandíbula não se engrenam
Se você tiver uma mandíbula grande, mastigar pode ser difícil e seu queixo pode estar para frente. Seus dentes inferiores podem ter sido projetados para a frente ou trespassar os seus dentes superiores.
Os ossos dão forma à sua Face
Da mesma forma que os ossos do esqueleto dão forma ao seu corpo, os ossos do cranio dão forma à cabeça e estrutura facial. O tamanho e a posição dos ossos faciais e dentes neles inseridos determinam o grau de imperfeição da sua oclusão. Se alguns desses ossos são reposicionados incorretamente, podem resultar em problemas com seus maxilares, dentes e a parência.
Anatomia da Estrutura da Face
Se sua maxila e sua mandíbula estão bem posicionadas, resultam em um “engrenamento correto”. Se na sua mastigação seus ossos maxilares se engrenam com harmonia, você terá uma oclusão normal. Se a relação entre o osso frontal, o nariz, o lábio e o queixo for harmoniosa, você terá uma aparência proporcional.
O Perfil Ideal na Estrutura da Face
Você tem um perfil proporcional se a posição de seu osso frontal, nariz, lábio e queixo estiverem em harmonia. O tamanho e a forma de seus ossos faciais e a pele que os envolve determinam seu perfil.
Você tem uma oclusão normal se todos os seus dentes superiores e inferiores estiverem alinhados corretamente, assim sua oclusão é perfeita.
Seus dentes incisivos superiores devem ultrapassar um pouco seus dentes incisivos inferiores em alguns milímetros.
Uma Face Ideal é uma Face Proporcional
Uma face bem proporcional é dividida em terços iguais, do começo do cabelo até as sobrancelhas, das sobrancelhas à base de seu nariz, e da base de seu nariz ao queixo.
Se sua face é dividida ao meio, os lábios dever ser semelhantes.
Precisa de alguma ajuda nesse sentido? Tem alguma dúvida? Escreve pra nós ou comente aqui abaixo. Responderemos em breve pra você.
Bom trabalho Laureano!!!! Essa é a valorização que todos deveriam buscar, junto aos possíveis clientes, nas redes sociais!!!!!
Abraço!!!!!