A Ortognática e Sua Experiência Cirúrgica

Laureano Filho

Laureano Filho

Pós-Doutor em Cirurgia Ortognática

Quando a equipe de cirurgia e o ortodontista constatarem que seus dentes se movimentaram para a posição correta e a sua cirurgia estiver agendada, você receberá instruções para serem seguidas antes da cirurgia.

Durante a cirurgia, seus ossos serão reposicionados. Depois da cirurgia, seus ossos cicatrizarão de maneira natural dentro de poucos meses.

Para a cirurgia da maxila

Sua maxila é reposicionada para cima ou para baixo. Uma incisão é feita dentro da boca, não deixando cicatrizes visíveis. Para a cirurgia de mordida aberta, os maxilares são reposicionados para permitir que a boca feche.

Para a cirurgia de mandíbula

A mandíbula tanto pode ser movida para frente quanto para trás. Uma incisão é feita por dentro da boca e a mandíbula é seccionada e movimentada conforme o planejamento do cirurgião.

Para a cirurgia de maxilares irregulares

Um fragmento de osso pode ser removido ou acionado em sua maxila ou mandíbula. Se outros ossos da face contribuírem para a assimetria do seu rosto, eles podem ser reposicionados durante este procedimento.

Ajudando a cicatrização óssea

Para ajudar na cicatrização, seus ossos são fixados rigidamente com aparatos de fixação, que são parafusos e placas de titânio. Uma placa de resina também pode ser utilizada no céu da boca para manter temporariamente sua mordida. Placas e parafusos de titânio não são removidos normalmente.

Antes da cirurgia

Antes da cirurgia você pode ser aconselhado a fazer um exame físico para averiguar sua saúde geral. Assim como a visita ao
hospital para doar sangue, no caso de precisar de uma transfusão durante a cirurgia. Um anestesista ou seu auxiliar informará sobre os procedimentos e responderá a qualquer dúvida que você possa ter.

Você receberá fluídos e medicamentos via endovenosa para prevenir desidratação, infecções e para diminuir o edema e a dor. Você receberá anestesia geral, e por isso, não estará acordado durante a cirurgia.

Riscos e complicações

Como qualquer cirurgia, esta também oferece alguns riscos e complicações. Você poderá apresentar (geralmente não está presente) alguma dor ou desconforto e ter edemas em sua face e no seu pescoço, mas a maioria desses sinais desaparecem dentro de duas semanas.

Você poderá sentir seu rosto inchado e anestesiado por alguns meses. Durante a recuperação há riscos, embora pequenos, de infecções e movimentação dos ossos enquanto cicatrizam. Com o advento da fixação rígida, esse tipo de complicação é rara.
Seu cirurgião, antes da cirurgia, discutirá com você estas e outras ocorrências possíveis.

<script type="text/javascript" src="//static.mailerlite.com/data/webforms/293161/q9r3f5.js?v3"></script>