Cirurgia Ortognática: Mitos e Verdades
Laureano Filho
Pós-Doutor em Cirurgia Ortognática
A Cirugia Ortognática na sociedade tem alguns mitos. Um deles, que durante a cirurgia a mandíbula é luxada, quer dizer, a mandíbula é deslocada da sua posição normal para que a gente consiga trabalhar.
Na verdade isso não ocorre, a gente apenas coloca o paciente numa abertura bucal máxima, para que permita acesso na área mais posterior. Mas dentro de uma abertura normal, funcional, dessa boca.
Um outro mito é que o paciente no pós operatório ele fica com a boca fechada, completamente fechada, amarrada. Isso na verdade ocorria no passado, quando não se tinha essas placas de parafusos que são colocados hoje na mandíbula como na maxila, a gente tinha que deixar o paciente, quarenta, sessenta dias com a boca amarrada, fechada e a alimentação era feita apenas de líquido, nem o pastoso muitas vezes era possível.
Hoje, com estas placas, é possível a gente fazer com que o paciente entre na sala de cirurgia com a boca aberta e saia com ela abrindo e fechando. Porém, com alguma restrição na alimentação, porque não pode comer nada sólido.