A Ortognática e Seu Caminho para a Recuperação
Laureano Filho
Pós-Doutor em Cirurgia Ortognática
Seu tratamento não termina logo após o final da cirurgia. Este tempo é crítico para o sucesso da Cirurgia Ortognatica. Você verá seu cirurgião muitas vezes na primeira semana após a cirurgia, semanalmente nos primeiros treês meses e eventualmente até um ano.
Seu cirurgião acompanhará sua recuperação e pedirá novas radiografias para comparar com as obtidas antes da cirurgia.
Você verá seu ortodontista regularmente para ter certeza de que seus dentes estão na posição correta em relação a nova posição dos seus maxilares.
Seu ortodontista ajustará os bráquetes e se certificará de que os dentes estão se movimentando como planejado.
Após seis meses ou um ano, se seus dentes estiverem na posição desejada os bráquetes seraão removidos, e em alguns casos é necessária a fonoaudiologia.
Retomando suas atividades
Dependendo do tipo de cirurgia a que você foi submetido, poderá voltar ao trabalho ou à escola normalmente duas semanas depois.
Seus especialistas recomendarão que, progressivamente, você passe de uma dieta líquida para uma alimentação pastosa e em algumas semanas, para uma alimentação normal. Já demos dicas de dieta para pacientes submetidos à Cirurgia Ortognática aqui nesse post.
Será recomendado o trabalho com um fisioterapeuta para ensiná-lo a fazer exercícios faciais que aumentarão a amplitude dos movimentos da sua boca.
Seus amigos e colegas de trabalho se surpreenderão com sua aparência, então em vez de esperar que digam algo, fale antes sobre sua cirurgia, evitando situações desagradáveis.
Recuperando-se da Cirurgia Ortognática no hospital
Quando acordar após a cirurgia, você ainda sentirá sonolência provocada pela anestesia e notará algum inchaço e entorpecimento na região operada.
Você receberá medicação para aliviar qualquer dor que possa sentir. Se tiver dificuldade para falar, o uso de papel e lápis o ajudará.
Tente levantar da cama tão logo seja possível. Ande ao redor do quarto para aumentar a circulação, reduzir o inchaço e acelerar a sua recuperação. Assim que possível, comece sua higiene oral fazendo bochechos e usando uma escova de dente infantil.
O cirurgião o visitará depois da cirurgia e a enfermeira cuidará de você durante a sua permanência no hospital. Você poderá receber alta hospitalar entre o primeiro e o segundo dia após a cirurgia
Recuperando-se da Ortognática em casa
Você deverá se afastar do trabalho ou da escola por até duas semanas, enquanto se recuperar. A maior parte do inchaço e do entorpecimento deverá sumir depois de algumas semanas, mas você ainda poderá sentir inchaço e formigamento nos lábios.
Beba muito líquido para prevenir uma desidratação e ajudar seu corpo a se recuperar. Comece uma dieta não mastigável, conforme as recomendações do cirurgião.
Como você está se recuperando, poderá notar uma mudança sutil na sua aparência. Mas se sua aparência mudar drasticamente, espere que seus familiares e amigos se surpreendam com a diferença. Explique que você é a mesma pessoa e que precisará do apoio deles para sua recuperação.