A Ortognática e a Ortodontia
Laureano Filho
Pós-Doutor em Cirurgia Ortognática
A Cirurgia Ortognática tem o objetivo de corrigir a posição dos maxilares. A maxila, do osso maxilar superior e da mandíbula, osso maxilar inferior.
Mas tem um ponto que é muito importante dessa cirurgia, que é a correção dos dentes que estão em cada um desses maxilares. E aí entra o papel da especialidade odontológica muito importante, que ajuda muitos os cirurgiões bucomaxilofaciais nos pacientes que precisam ser submetidos à Cirurgia Ortognática – A Ortodontia.
O trabalho da Ortodontia é muito importante no pré-operatório, onde tem o objetivo de colocar os dentes na melhor posição para os seus ossos. Então, os dentes superiores na melhor posição para o maxilar superior, a maxila, e os dentes inferiores para sua melhor posição para o osso inferior, o maxilar inferior, a mandíbula.
Com isso, fazer com que a deformidade esquelética que existe, também seja mostrada nos dentes. Isto faz com que a gente tenha maior possibilidade de um melhor resultado do ponto de vista oclusal – mastigação – como do ponto de vista estético.
Mas a ortodontia não apenas faz isso, ela faz o alinhamento e o nivelamento desses dentes, para que no final do procedimento cirúrgico, nós tenhamos estabilidade cirúrgica, estabilidade oclusal e melhores resultados.
Desta forma, o trabalho conjunto da Ortodontia e da Cirurgia Ortognática faz com que tenhamos tratamentos objetivos, bem planejados e com resultados estáveis.