A Cirurgia Ortognática e a Apneia do Sono
Laureano Filho
Pós-Doutor em Cirurgia Ortognática
Tenho recebido na minha clínica, rotineiramente, pacientes que tem um perfil chamado tipo 2, aquele paciente que tem a mandíbula maxilar inferior retraída para trás. Estes pacientes têm uma característica anatômica facial que contribuie para o desenvolvimento da apneia do sono.
Apneia é a não passagem de ar durante o sono, não passando o ar o paciente não respira, não respirando não tem um bom sono, não tendo um bom sono vai desenvolver diversas patologias, entre elas, diabates, inter pressão arterial, entre outras.
A Cirurgia Ortognática para a correção desse tipo perfil, também vai tratar a apneia quando ela ocorre nesses pacientes, então o avanço bimaxilar, o avanço da mandíbula do maxilar inferior e do superior vão fazer com que abra a via aérea permita a passagem de ar tanto no paciente acordado como quando ele está dormindo, fazendo com que esse paciente tenha qualidade de vida.
Os paciente que são submetidos a esse tipo de cirurgia ortgnática eles são beneficiados duplamente:
Primeiro melhoram as suas características facial, passam a ter um perfil reto, enquanto antes era convexo.
Segundo vão abrir a via aérea, de forma a permitir que estes pacientes respirem bem enquanto estão acordados e tenham uma qualidade de sono quando estão dormindo.
Toda vez que um paciente é portador de uma apneia grave um dos principais tratamentos para esta apneia é uma avanço bimaxilar, para que além da resolução do quadro estético, também tenha qualidade de vida durante o sono.
Você acha que tem esse perfil? Procure um especialista em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial de sua confiança.